Fumar / cigarro causa impotência

Que o cigarro causa inúmeros problemas para a saúde todo mundo já sabe. Mas, existe uma dúvida em muitas pessoas se fumar realmente pode causar a impotência sexual. Saiba a resposta para essa pergunta abaixo e descubra mais sobre a disfunção erétil.

fumar causa impotencia

Entenda o que é a impotência sexual

Muitas pessoas tendem a confundir um problema momentâneo na relação com impotência sexual ou até a própria disfunção erétil com infertilidade. Mas, é importante ressaltar a diferença entre eles para você saber como proceder nesses casos.

A impotência sexual acontece quando o homem não consegue manter uma ereção para que a relação sexual seja satisfatória, sendo que em alguns casos ele pode até não conseguir ter a ereção. As causas podem variar de problemas físicos até a psicológicos. Mas, independentemente da idade, qualquer homem pode passar por essa situação em alguns momentos. Por isso, para ser realmente disfunção erétil, é necessário ocorrer em mais de 50% das vezes.

Agora, a infertilidade trata-se de um problema que o homem pode possuir para ter filhos. Também são diversas as causas, mas, se depois de um tempo longo tentando a gestação, sem a utilização de contraceptivos e com relações sexuais frequentes não ocorrer, pode ser necessário procurar um profissional especializado.

O cigarro e a impotência sexual

O cigarro já tem um histórico conhecido de causar problemas cardiovasculares, isso porque ajuda a entupir as artérias. Com o uso frequente da toxina, além das artérias, os vasos do pênis também entopem, inclusive os do coração, fazendo com que o sangue não consiga chegar nos corpos cavernosos do pênis.

Como a ereção acontece quando o sangue chega até o pênis, com esse entupimento ela não ocorre ou não de maneira eficiente, causando então a impotência sexual. Existem indícios também que a nicotina, presente no cigarro, altera as válvulas que regulam a circulação do pênis, fazendo com que o sangue que deveria ficar nele para a ereção, saia antes do que deveria. Assim, a ereção dura menos do que o correto.

Quanto tempo demora para o cigarro causar a impotência

É preciso fumar por um tempo consideravelmente longo e em uma grande quantidade para que o cigarro cause esses problemas. Existem também outras doenças como a hipertensão ou a diabetes que ajudam a acelerar esse quadro. Dessa forma, tudo vai depender de quando a pessoa começou a fumar, quantos cigarro fuma por dia e como seu organismo reage a tudo isso.

O que fazer se ficar impotente por causa do cigarro?

Pode começar resolvendo da forma mais óbvia, parando de fumar o mais rápido possível. Depois disso, é necessário procurar um tratamento com um profissional especializado no assunto. Porque só ele poderá encontrar a melhor forma de resolver a sua disfunção erétil de acordo com seu organismo.

Hoje em dia já existem inúmeros tratamentos para a impotência sexual: são pílulas, sprays e até tratamentos psicológicos também. Procure logo um médico se você está sofrendo com esse problema e resolva para viver com tranquilidade.