Causas da impotência masculina

A impotência sexual é um problema que atinge milhares de homens e é muito mais comum do que as pessoas pensam. Apesar de todos associarem a idade a disfunção erétil, existem também outros fatores que acarretam na impotência. Acompanhe o texto com a gente e descubra o que pode ocasionar a impotência sexual masculina.

O que é a impotência sexual masculina?

A impotência sexual também pode ser chamada de disfunção erétil e acontece quando o homem não consegue manter uma ereção por tempo suficiente para que a relação sexual aconteça. Mas, para que realmente seja considerada uma disfunção erétil, é preciso que o homem não tenha conseguido alcançar uma ereção em pelo menos 75% das tentativas. Se a impotência ocorre raramente é considerado normal, sendo que pode ocorrer até com as pessoas mais jovens.

Causas da impotência sexual masculina

Muitas pessoas acreditam que é a idade que acaba ocasionando a disfunção erétil. Mas, na verdade, são os problemas que normalmente os idosos acabam adquirindo que influenciam no desempenho sexual. Isso porque, um idoso completamente saudável e que não ingere medicamento pode ter uma ereção sem nenhuma ajuda de remédios tranquilamente.

Existe uma lista de doenças que acabam ocasionando a disfunção erétil, são elas: Diabetes Mellitus, obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, AVC, alcoolismo, tabagismo, dislipidemia, insuficiência dos rins e problemas na tireoide.

Além disso, qualquer doença considerada crônica pode aumentar as chances de desenvolver a impotência sexual, sendo que os remédios que normalmente são utilizados para tratamento das mesmas também influenciam nesse quesito.

É possível também que causas mais raras, como traumas na região pélvica, quimioterapia ou radioterapia também na região pélvica ou até as cirurgias para tratamento de câncer de próstata, levem um homem a ter impotência sexual.

Impotência sexual e as causas psicológicas

Apesar dos principais causadores da impotência sexual serem os problemas físicos, alguns psicológicos também podem ocasionar a disfunção. Os problemas dia a dia como estresse regularmente, desentendimentos no trabalho, vida financeira ou amorosa também são causadores do problema.

Por fim, até a própria ansiedade para o ato sexual pode causar a impotência, já que o nervosismo acaba atrapalhando. Isso normalmente ocorre mais com homens mais jovens que ainda não tem tanta experiência ou estão começando.

Tratamento para impotência sexual masculina

O tratamento nesses casos depende de cada pessoa, cada causa e organismo. Por isso, o seu principal passo precisa ser procurar um profissional especializado que vai orientar para sua melhor escolha.

Porém, nos casos mais comuns a impotência sexual é tratada com medicamentos como o conhecido Viagra ou fórmulas parecidas que atingem o mesmo objetivo. Existem medicamentos que fazem a ereção durar até 36 horas.

Mas, quando os problemas para que a ereção aconteça são psicológicos, além do urologista, é preciso procurar também um psicólogo de confiança.

Infelizmente, a impotência sexual pode afetar muito a vida de uma pessoa ou até de um casal, gerando até discussões e desentendimentos. Por isso, se você sofre com a disfunção erétil, procure logo um tratamento para achar a melhor solução ao seu organismo.